Lipo HD “UGraft”

A ex-BBB Eslovênia Marques, realizou Lipo HD“UGraft”, e gerou polêmicas na rede.

Eslovênia Marques, que realizou no início do ano uma lipoaspiração “UGraft”, uma evolução técnica da Lipo Hd, foi alvo de polêmica nas redes sociais visto que o procedimento, que apesar de ter sua prática liberada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem caráter experimental, em virtude de diversas  incerteza técnicas e de questionamentos sobre o pós-operatório a longo prazo.

Mas então vamos entender os pontos de debate em torno do tem !

O que é técnica “UGraft” ?

Evolução da Lipo HD, nesta técnica “UGraft”, é realizado um enxerto de gordura na musculatura abdominal, guiado por ultrassom, e assim tem-se um efeito visual de aumento muscular, que não ocorre de fato.

Questionamentos ⁉️

  • 2016 Em 2016, a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica emitiu um alerta de risco referente a problemas tromboembólicos causados pela injeção de gordura intramuscular no glúteo máximo, como a embolia gordurosa, que pode ocasionar mortes. Membros da BAPS, um nova sociedade de classe em torno de cirurgia plástica, afirmam que esse alerta emite em 2016, não tem relação ao modo como a Lipo “UGraft” é feita atualmente.

“Desde então, essa técnica foi proibida. Hoje, ela é realizada principalmente no reto abdominal, que é o músculo do abdômen, e não tem nada a ver com o glúteo. A estrutura de vasos é diferente. Então, não existe esse risco”, diz o membro da BAPS Mauricio Viaro.

  • 2023 Viaro ainda alude a um ganho de massa muscular decorrente do processo de regeneração tecidual:

” O procedimento promove, segundo o médico, a hipertrofia do músculo por meio do enxerto de gordura, que é rico em células-tronco. E, por ser retirada do próprio paciente, a gordura não têm risco de rejeição e oferece um preenchimento natural e duradouro”, explica o cirurgião plástico Maurício Viaro, membro fundador da BAPS.

  • Nem todos podem realizar, então apenas jovens e saudáveis…. E o futuro do resultado permanece incerto !

Comentarios do Dr Felipe: 🔬

A lipo HD segue em evolução, em meu ver não há evidencias suficientes que solidifiquem as técnicas de realização da Lipo “UGraft”, sendo verdade que a literatura médica desaconselha injeções de gordura no plano muscular glúteo, o que nos deixa apreensivo de enxertia em outros planos musculares, precisamos de mais estudos.

Quanto ao uso de células-tronco, essas são obtidas de modo especifico do tecido gorduro, desde a lipoaspiração até o método de preparo, sendo que o PRP tem papel de protagonista na regeneração de tecidos lesionados, mas creio ser muito cedo para se alegar um um aumento de massa muscular integra por simples injeção de gordura, sem um prtocolo bem definido para que essas sejam obtido e processadas, considero essa colocação, ” hipertrofia após enxertia”, equivocada, mais estudos carecem, estudos solidos bem delineados.

CONSELHO: Nada supera a ciência, busque seus sonhos mas lembre sua saúde em primeiro lugar !